sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Poder, política e síntese


Três substantivos interligados entre si, pois um completa o outro. Na estreia do baião de seis, abordamos aquele que talvez seja o tema que permeia todos os outros - os jogos de poder, a ação política individual ou coletiva, e o modo como cada um de nós interpreta esses símbolos, utilizando uma ferramenta bastante pertinente para a objetividade que queremos: a síntese. Nas linhas abaixo, estão nossas "pitadas" de política e poder, expressas em rápidas palavras sobre filmes ou músicas. 


Sonho médio! Critica com ironia a sociedade que nunca questiona. O autor finaliza se rendendo ao sistema capitalista.
David Richard



A revolução dos bichos. O fim do poder humano, a fazenda liderada por porcos capitalistas. Romance de Orwell, trata de política ironicamente.
Luan Celi


Cálice! E Chico Buarque não calou-se. Driblou a censura na arte da ditadura militar e mostrou que ainda restava a cuca.
Danielle Henrique Farias


Ditaduras, capitalistas ou socialistas, são a face cruel até onde podem chegar os governos, por uma "união". É o que mostra V de Vingança.
Luciano Amorim


O regime totalitário vivido na prática transformou alunos em verdadeiros fascistas. A Onda: uma experiência desastrosa.
Abidias Martins


Em "apesar de você", burlando a censura, Chico mostra a revolta com a ditadura militar como se falasse de um suposto amor que não deu certo.
Isis Malta

24 comentários:

  1. Gostei da temática desse blog. Devemos ter consciência da relação que há entre o Poder e o "a arte de bem governar".
    Parabéns pela proposta e vamos trocar idéias!

    Erick Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Gente, adorei os temas de vocês, o poder e o poder de síntese. Muito massa! Parabéns (:

    ResponderExcluir
  3. Realmente Chico Buarque foi uma grande figura na nossa cultura brasileira... Amei os textos galera! abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível como diante de tudo, toda a censura, tanta gente querendo calar a sua voz, ele driblou e não calou. Esse cara é show!

      Excluir
  4. Ótima escolha! Associar o poder da politica com o poder da arte retratado através destes filmes e músicas nada melhor como citar Chico Buarque, exemplo de superação pela epóca a qual ele passou e conseguiu driblar a censsura da arte na ditadura militar.
    Parabéns a todos do blog!

    ResponderExcluir
  5. A ideia realmente é criativa e produtiva, afinal nos faz refletir em relação ao tema. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Ótima proposta do grupo relacionar seus filmes com política, afinal, querendo ou não todo comunicador precisa ser um bom conhecedor da área. Acho que o blog nos trará sempre uma opinião construtiva sobre o tema. Parabéns rapaziada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Realmente, a comunicação está envolvida com uma infinidade de temas. Tentaremos sempre, de forma construtiva, passar nossas opiniões e trocar ideias.

      Excluir
  7. Adorei a maneira como vocês transmitiram a política de forma variada e como sentimos, mesmo que em poucas palavras, seu contexto histórico, os exemplos foram ótimos, sou muito fã de V de Vingança e admiro o trabalho e a ousadia de Chico, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jéssica.
      Você é convidada para continuar acompanhando o blog.
      Realmente, como Chico, não tem igual.

      Excluir
  8. Bastante criativo o nome faz lembrar a cultura do nosso querido nordeste...e os posts de vocês foram bem legais parabéns a equipe e a cada um!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei da proposta de vocês,pois poder e política,caminham de mãos dadas,são temas que sempre geram debates,mas traz bastantes informações.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Ótima proposta, tudo devidamente bem colocado, temas bem discutidos. Adorei a temática e admiro Chico, ele é o cara!
    Vocês estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  11. A sinopse sobre A Onda, pra mim foi as melhore. Soube descrever muito bem o filme e ainda despertar interesse nele. Gostei da brincadeira de Cálice, fazendo referência ao jogo de palavras usadas na musica. Me agradou o tema de vocês, e o texto de introdução foi muito bem escrito. Parábens!

    ResponderExcluir
  12. A ideia é muito boa. Bem interessante, gostei. "Apesar de você" - Chico Buarque, muito bem colocada.

    ResponderExcluir
  13. Chico sem comparação grande gênio,chegar ao ponto certo em 140 caracteres muito bom, boa galera.

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante o tema abordado pelo blog. Política sempre dará muito pano pra manga. Quero muito ver as outras publicações. Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Parabens á todos do blog,que conseguiram unir um tema que com certeza vai dar muito pano pra manga,um tema que ira despertar muitos conceitos e criar muitas opnioes a um mestre que soube e sabe jogar com as palavras como ninguem!Salve Chico ate que o pra sempre acabe!

    ResponderExcluir
  16. Muito bom pessoal, adorei a proposta do blog, um tema bastante interessante e como já foi falado vocês vão ter muito pano pra manga. Sei que vou ler muita coisa de qualidade aqui.

    ResponderExcluir
  17. o que mais me encantou foi o nome do blog, muito boa á proposta de vocês!

    ResponderExcluir
  18. Bom,eu,particularmente,não sou nem um pouco fã de politica,mas o blog está abordadando de uma forma bem legal de se lê.Parabéns.

    ResponderExcluir