sexta-feira, 1 de março de 2013

Conto - Só Vim Telefonar

Interpretação, pelo Baião de Seis, do conto 'Só Vim Telefonar', integrante da obra Doze Contos Peregrinos, do escritor colombiano Gabriel García Márquez.


Para acessar o link com o roteiro original do vídeo, clique aqui.


10 comentários:

  1. A produção ficou muito boa, logo no começo temos bons enquadramentos, musica. Foi bem adaptado para fazer todo o conto usando apenas uma sala de aula e alguns elementos importantes que foram mantidos, a edição ficou boa, mesmo sendo um conto longo e se passando em poucos cenários não ficou cansativo de assistir devido ao ritmo da adaptação. O grupo teve que fazer mágica em relação a tantos personagens onde os principais foram mais trabalhados, passou bem uma história completa até com muitos "detalhes", ficou bem explicado, gostei. Parabéns ao grupo.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei muito legal como vocês souberam passar esse conto através do que foi devidamente apresentado, achei que foi muito bem passado pelo grupo o sentindo do conto, seu fim, ou seja, entendi perfeitamente o que foi passado, pois a edição ficou show. Destaco a criatividade com os personagens, pelo fato de vocês não terem tantos componentes para suprir o que o conto exigia, e a criatividade na hora de usar os objetos, assim como o lugar que foi usado.
    A minha escolha para comentar o trabalho de vocês se deu também pelo fato de ter gostado muito conto, antes de ver a apresentação de vocês não imaginava que fosse tão legal, principalmente o fato da personagem principal ter ido somente telefonar e ficar presa no hospício. Enfim quero parabenizar a todos e mais uma vez afirmar que gostei muito e que foi um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. O que falar desse video? Primeiramente Parabéns ao grupo, vocês conseguiram transformar o angustiante em cômico. Coitada da pobre moça, só queria telefonar. A produção ficou muito boa, conseguiram adaptar bem o conto, a caracterização foi muito hilária em algumas partes e conseguiram manter o suspense do final: “ será que ela vai conseguir sair do manicômio?” o telespectador se manteve nessa curiosidade até o final. Parabéns, mais uma vez ao grupo.

    Débora Vianna

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o modo como vocês adaptaram o conto, desde a edição de vídeo ao milagre de conseguir uma boa encenação com tão poucos personagens. O cenário foi bastante propício pra gravação, e o ritmo da atuação ficou muito bom. Algumas coisas não ficam claras durante o vídeo, mas a ideia central e o significado do conto são percebidos claramente ao término do mesmo. Apesar de haver alguns momentos cômicos, o roteiro manteve-se focado no suspense, fazendo o vídeo ficar interessante durante todo seu tempo e deixando o público tão angustiado quanto Maria. Parabéns!

    Eduardo Araújo

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida o trabalho de vocês foi realizado de acordo com o que foi proposto e pedido pelo professor, uma peça simples, mas que falou muito através das imagens. A peça conseguiu prender nossa atenção porque estamos a todo instante querendo saber o que aconteceu. Como o professor bem falou a história chave do conto foi passada de forma muito clara e divertida, muito divertida e destaco a parte mais divertida: quando os loucos tiram o véu, realmente foi uma revelação por parte dos atores, mas diversão a parte o objetivo foi cumprido e foi o vídeo que particularmente gostei mais. Parabéns a equipe que fez a adaptação desse conto, porque sem dúvidas se mantiveram fieis a obra e isso foi muito importante levando em conta que foi o foi pedido. O bom desse trabalho é que descobrimos talentos encobertos, que a partir daí tenho certeza que serão explorados rsrs. Um Abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia os trabalhos de Gabriel Garcia Márquez, mas a equipe me propiciou um magnífico encontro com esse escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano. O conto Só Vim Telefonar, que conta a história de Maria de la Luz Cervantes, mexicana que viajava sozinha para Barcelona em um carro alugado, onde iria encontrar seu marido, o "Mago Saturno". Porém seu carro quebrou, só, conseguindo carona em um ônibus, sem saber para onde esse o levara, acabou indo parar em uma casa de repouso para doentes mentais. Mas ela só queria telefonar ao seu esposo para informa-lo do que tinha acontecido. O enredo dessa trama é instigante e culmina na loucura de D. Maria Cervantes. Todos pensaram que ela tinha uma patologia psiquiátrica, mas ela só queria telefonar, ou seja ela queria se comunicar. Essa obra prima arraigou em mim, ainda mais, a necessidade da boa comunicação entre as pessoas. Quando há uma boa comunicação os problemas são melhores resolvidos, os conflitos podem cessar e a harmonia pode reinar, mas tudo isso só através de uma boa comunicação.
    A equipe foi brilhante na adaptação da obra. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  7. Só vim telefonar, é um conto que draga toda a calma do seu leitor de maneira sufocante. O que foi proposto em vídeo pelo grupo Baião de Seis, foi muito fiel a necessidade de querer passar essa sensação, e passou.
    Tive a oportunidade de ler o conto logo após ver a interpretação do grupo, logo posso dizer que a adaptação não perdeu a coerência, muito pelo contrário, creio que o grupo foi bem sucinto a passar todas as informações importantes que compõem o conto.
    Vocês estão de parabéns, estou satisfeita com a adaptação.

    ResponderExcluir
  8. só vim telefonar foi um dos contos que realmente me prendeu a atenção. antes de ver o video procurei me informa sobre a historia e ficava imaginando como seria sentir na pele o que essa personagem sentiu. e assistindo o video deu pra entender um pouco.. afinal por engano sofremos sim situações perversas, e perder a liberdade junto com a credibilidade dos nossos atos é aflitivo demais. o video ficou muito bem feito. estão de parabéns

    ResponderExcluir
  9. adorei.... muito bom! voces são feras!

    ResponderExcluir
  10. Não tinha conhecimento das obras de Gabriel Garcia Márquez, mas achei interessante esse conto: Só Vim Telefonar. Uma história que prende nossa atenção e nos faz pensar no desespero dessa mulher em tentar fazer com que todos acreditem que ela não está louca, principalmente convencer seu esposo disso e que ela só queria telefonar. Vocês foram muito bons na interpretação gostei muito desse conto. As cenas foram feitas em lugares simples, mas ao mesmo tempo não interferiu na compreenção da história. O vídeo está bem elaborado. Vocês interpretaram outros personagens, mesmo com poucos integrantes no grupo, isso mostra que se preocuram em fazer com que ficasse clara e compreensível a história. Apesar do desespero da mulher, achei o conto engraçado também. Achei bastante interessante, gostei mesmo. Todo o grupo está de parabéns! Conseguiram fazer um bom trabalho.

    ResponderExcluir