sábado, 27 de setembro de 2014

Parque Municipal de Maceió também é atrativo para deficientes visuais

Visitantes podem sentir o cheiro diferenciado e a consistência das flores 

Repórter - Lays Alpino - UFAL

Parque Municipal. Foto: Secom Maceió

O Parque Municipal de Maceió, que fica localizado no bairro de Bebedouro, inaugurou, no dia 30 de Novembro de 2012, o Jardim Sensorial Ora-Pro-Nóbis, em uma área de aproximadamente 2.900 metros quadrados. Até então se constitui mais um atrativo do local, beneficiando todos os tipos de público, em especial os portadores de deficiência visual.

Além de encantar, o jardim tem a importante função de estimular crianças com dificuldade de aprendizado e idosos que sofrem com perda natural de mobilidade e diminuição dos sentidos. No dia da inauguração ocorreu uma visita técnica de pessoas com deficiência visual, que puderam diferenciar, pelo toque e pelo cheiro, os diversos tipos de plantas existentes no local. E foi denominado Ora-Pro-Nóbis, planta de origem americana, por ter grande importância nas pesquisas da cura do câncer.  

Segundo o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Ivan Bergson, foi feita uma consultoria por uma empresa especializada para a implantação das mudas que exalam o cheiro diferenciado e que tem serventia cotidiana, como por exemplo, as plantas comestíveis. Algumas delas ainda são utilizadas para fins medicinais, nutricionais e decorativos.

No parque também é possível ver trilhas ecológicas e contemplar as espécies de vegetação típicas da Mata Atlântica. Conta com uma fonte natural, um viveiro para a produção de mudas, um Centro de Atividades, usado para lazer e educação com a comunidade, que oferece distribuição de mudas de diversas espécies, palestras e aulas práticas e monitores treinados para guiar pequenos grupos pelas trilhas, apesar delas serem sinalizadas. Além disso, tem o Lago das Ninféias, com aproximadamente 4.000 metros quadrados, onde há vários jacarés. Há ainda postos de fiscalização ao longo da via principal.

O parque é administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMPMA) e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. A visitação é gratuita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário